Top 10 ferramentas de marketing digital gratuitas

Top 10 ferramentas de marketing digital gratuitas - Aluno da web

Top 10 ferramentas de marketing digital gratuitas

Independente da sua experiência, se você é um empreendedor ou trabalhar em agência, você alguma vez já deve ter ficado sobrecarregado com as atividades e com a quantidade de informações que passam por você diariamente.

O Marketing Digital sempre foi muito competitivo, por tanto, cada dia mais o mercado te obriga a melhorar o seu conhecimento e aumentar a sua produtividade para não ser passado para trás.

 

Por isso separei 10 incríveis ferramentas de Marketing Digital que vão te ajudar a solucionar alguns possíveis problemas recorrentes do seu dia-a-dia e fazê-lo com que saia na frente de muito profissionais. Confira!

 

 

1. Canva

 

Quem trabalha com Marketing Digital pode se deparar com a necessidade de criar um banner rápido e de forma prática, seja para um anúncio nas redes sociais, capa, foto de perfil, etc… O Canva dará conta do trabalho.

O Canva é uma ferramenta online que tem como objetivo facilitar a criação de artes e edição de imagem.

O serviço permite criar artes para redes sociais, pôsteres, currículos, capas para vídeos no Youtube, apresentações em slides e até mesmo criação de identidade visual para marcas.

 

Embora seja gratuito, alguns templates e imagens pouco mais profissionais são pagos, mesmo assim a ferramenta online ainda pode dar conta do trabalho.

A ferramenta existe também na versão mobile para Iphone(IOS) e Android, mas sua principal versão está na web por ser mais completa e possuir todas as ferramentas disponíveis.

 

 

2. Google sites

 

Para quem deseja criar uma landing page de forma rápida e prática, tipo essas do modelo arrasta e solta, o Google Sites pode ser uma excelente opção para você.

 

A ferramenta permite que você utilize um domínio já registrado ou utilizar um endereço fornecido pelo google, você ainda pode  escolher se o site ficará visível para mecanismos de pesquisa na web ou não, basta marcar uma opção e com apenas um clique, desativará a indexação.

A plataforma ainda permite criar várias seções de um site, como página inicial, sobre nós e contato, permitindo assim, a navegação dos visitantes por outras partes do seu site.

 

Se você já trabalha com planilhas, docs, apresentações ou formulários do google, poderá facilmente integrar esses arquivos no seu site, ou até mesmo imagens do seu Google Drive.

 

 

3. Trello

 

Não poderia deixar de lado o incrível Trello, o Trello é bastante conhecido por ser uma ferramenta de gerenciamento de projetos em quadros e listas extremamente versátil e que pode ser ajustada de acordo com as necessidades do usuário. Você pode usá-lo para organizar as suas tarefas do trabalho, agenda de eventos, tarefas recorrentes, entre diversas outras, apenas use a imaginação.

 

Existem várias ferramentas dentro de cada lista que te possibilita criar um checklist, etiquetas, anexar arquivos e até outras formas de interação como fazer um comentário por exemplo.

O Trello também permite adicionar outros membros em seus quadros, facilitando assim o acompanhamento de terceiros caso esteja trabalhando em equipe.

 

 

4 .Google Drive

 

O Google Drive é um serviço de armazenamento de arquivos em nuvem e que possui aplicativos para Windows, Mac, Android e Iphone(IOS), que facilitam a sincronização dos arquivos.

 

Os arquivos armazenados no Google Drive podem ser facilmente compartilhados com amigos e colaboradores, permitindo assim a fácil interação com eles, você pode permitir quem compartilhará cada arquivo e também definir o nível de permissão de cada um escolhendo assim quem poderá visualizar, editar, comentar ou até mesmo deletar seus arquivos.

 

O serviço tem a integração automática com o Google Docs, oferecendo aos usuários a possibilidade de abrir seus arquivos e editá-los, também é possível criar pastas e criar novos documentos do Google Docs facilmente com poucos cliques.

 

Sem dúvidas é uma das ferramentas mais completas(Ou se não a mais completa) e indispensável para quem trabalha com Marketing Digital.

 

 

5. Ubersuggest

 

Fazer uma pesquisa de palavra-chave ficou ainda mais fácil com o Ubersuggest, a ferramenta já foi uma plataforma completamente independente mas hoje pertence ao Neilpatel, é uma das melhores ferramentas que há disponível na internet para quem deseja fazer planejamento de pautas e palavras-chave.

 

Além de permitir fazer pesquisas de palavras-chave, a ferramenta também mostra resultados como o custo por clique de determinada palavra-chave, a posição atual de cada concorrente relativo a determinados termos de pesquisa, como também mostra resultados de pesquisa com títulos e números de compartilhamento de cada post.

 

 

6. Google Trends

 

Gostaria de fazer uma pesquisa de nicho, produto, mercado, ter resultados de palavras-chave relevantes, e ainda fazer uma comparação entre marcas? Bom, seus problemas acabaram por que o google trends chegou pra resolver isso.

 

O google trends reúne uma grandiosa base de dados para mostrar a você quais temas estão sendo pesquisados no momento, quais foram pesquisados nos últimos 30 dias ou até nos últimos 12 meses.

 

Ao pesquisar por palavra-chave, a ferramenta mostra um gráfico em que liga entre dois eixos mostrando a mudança do volume de busca de acordo com cada período selecionado.

Tornando assim uma excelente escolha para quem busca lançar um produto novo no mercado, e decidir qual produto tem maior volume fazendo uma comparação, a ferramenta ainda mostra uma porcentagem do volume de buscas para determinadas regiões, permitindo que você descubra facilmente qual estado tem maior envolvimento do produto, marca ou termo de pesquisa.

 

 

7. Mailchimp

 

A captura de e-mail é algo muito importante no Marketing Digital, embora a utilização das redes sociais tenha crescido muito nos últimos anos, o bom e velho e-mail ainda ganha quando o assunto é o número de usuários.

 

O Mailchimp é uma das melhores ferramentas direcionado para e-mail marketing, e automaticamente há um controle de seus clientes por meio de seu cadastro na plataforma. Tem uma forma fácil e rápida de funcionamento e é muito vantajoso para quem está iniciando com o plano gratuito de disparos de até 12 mil mensagens por dia e adicionar mensalmente até 2 mil contatos, para maiores serviços o Chimp pode ser pago.

 

Sua maior vantagem é a facilidade, para criação de campanhas e layouts os Templates já estão disponibilizados para uso, basta acrescentar as informações nos espaços vazios e está pronto.

 

 

8. WooRank

 

Trabalhar bem o SEO em seu site é um fator indispensável para quem deseja se posicionar bem nos buscadores, e muito enfrentam dificuldades em saber onde aplicar determinadas regras de SEO.

Para solucionar isso, o ideal é sempre utilizar uma ferramenta online que faz uma análise completa do SEO de seu website.

 

O WooRank pode te ajudar com isso, e ainda é de graça. Mesmo sem uma conta premium ele fornece uma revisão instantânea, e ainda com os detalhes de cada melhoria que deve ser aplicada e com um nível de prioridade. Na versão premium existem algumas vantagens como relatórios semanais e mensais e monitoramento do seu progresso. Visite o site do Woorank para mais detalhes sobre os planos e preços.

 

 

9. Google Analytics

 

Como diz o grande estatístico William Edwards Deming “não se gerencia o que não se mede”. Quando o assunto é marketing digital, medir o resultado de campanhas e entender o comportamento dos visitantes que acessam o seu site é algo imprescindível

 

O Google Analytics é uma plataforma de análise de dados online do Google, que partindo da instalação de um código nas páginas do site, coleta informações dos usuários e as transforma em relatórios.

 

É uma excelente ferramenta para entender melhor o público do seu site e mensurar os resultados de marketing, sendo uma das ferramentas primordiais de uma estratégia.

 

 

10. Google Search Console

 

Ainda falando sobre Análise de dados, é importante ressaltar a necessidade de estar sempre melhorando a forma como seu site é apresentado aos seus visitantes. Com isso você pode ter uma visão maior de futuro e garantir que o seu projeto cresça.

O Google Search Console (antes conhecido como Google Webmaster Tools) é uma ferramenta bastante poderosa, e pode ser usada para direcionar mais tráfego para o seu site.

E como isso é possível? Aplicando melhorias, pois o GSC permite que você ajuste os dados estruturados e problemas como spam, dentre outros.

 

Mãos à obra

Parabéns, se você chegou até aqui isso mostra que você é uma pessoa realmente interessada e que deseja

impulsionar o seu negócio.

Com essas ferramentas de marketing digital tenho certeza que você irá melhorar as vendas e o reconhecimento do seu negócio. É claro que é fundamental ter coerência na hora de escolher as ferramentas certas para a sua estratégia. Por isso, não hesite em buscar ajuda de um profissional para orientar você na tomada de decisões.

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André Ferreira

“Trabalho em Agencia de Marketing Digital, sou apaixonado por vendas e pela web, e foi por causa dessa paixão que decidi criar um espaço onde eu pudesse compartilhar todas as minhas experiências, ajudando assim aqueles a alcançarem seus objetivos no Marketing Digital e nesse mundo maravilhoso que é a Internet.”

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